sábado, 6 de outubro de 2007

Uma livre interpretação sobre uma aula de xamanismo

Meu professor de xamanismo - sim, eu tenho uma aula sobre xamanismo e isso certamente será tema de um próximo post - disse ontem que, na filosofia xamã, há uma crença de que a convivência com pessoas de quem não se gosta traz um desenvolvimento para o indivíduo.

Explico: eles acreditam que a característica que incomoda muito na personalidade alheia faz reverberar internamente alguma parte da sua história de vida que precisa ser melhor trabalhada. O sentimento ruim é uma espécie de projeção no outro de algo que precisa ser melhorado em você. Assim, os xamãs vêem nessas situações uma oportunidade de evolução individual e se aproximam do que odeiam.

Eu com certeza estou superficializando este conceito da filosofia xamã já que não tenho conhecimento algum sobre o tema, mas essa história me fez pensar. Revi alguns dos meus desgostos e consegui enxergar questões minhas embaixo da mesa.

Estou ainda tentando entender melhor essa história e não sei onde quero chegar com esse post. Vou pensar mais um pouco e esperar a próxima aula...

7 comentários:

Marco disse...

Gostei, provocante... tb vou pensar sobre o assunto!

bjo!

Anônimo disse...

Eu dividiria o incomodo em dois: o que incomoda so a gente (que tendo a concordar com a teoria xama) e o que incomoda muitas pessoas (que ai acredito ser problema do incomodador, e nao do incomodado)...

Chel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chel disse...

Sei nao Tatinha!!! Dizem que as pessoas a frente do seu tempo sempre incomodaram muita gente!! Tipo Eistein, ou as pessoas que, quando o trem a vapor surgiu, defendiam que 50km/h era uma velocidade razoavel e segura para se viajar!

As vezes o problema pode ser dos incomodados tb...!

hehe!

Foi pra provocar!

Bjs

Tatinha disse...

Concordo 100%, Onuki!
Sempre que uma pessoa tem ponto de vista diferente ou propoem mudancas, isto incomoda as pessoas..
(e quanto maior a mudanca, maior o incomodo..)
Mas tinha entendido que a tal teoria era mais para aspectos da personalidade do que pontos de vista..
Meu ponto eh que nao acho que a gente pode generalizar e achar que so porque uma pessoa te incomoda o problema esta com voce.. (e o fato da personalidade desta pessoa incomodar varias pessoas pode ser um bom indicador)

Mônica B. Laub disse...

Olha meninas... essa teoria xamã só me faz ter certeza de que a gente tem que ficar longe de quem faz mal. Já é difícil aguentar, e a pessoa ainda te faz entrar em contato com suas histórias difíceis?

Beijos! Monica

Gigi disse...

eu tenho uma visão mais pragmética.

Conviver com uma pessoa que te incomoda (e btw, acho que existem diversos tipos de incômodo - incômodo ético, incômodo intelectual, incômodo emocional entre outros) é ótimo para aprender.

Não necessariamente respeitar mas tolerar a presença de idéias e comportamentos.

Pragmaticamente, é bom aprender a ser menos sensível à algumas diferenças e incômodos mesmo.